Criando Jogo Tutorial




RPG Maker, RPG Maker.., eu usei esse software por muito tempo, eu acho que já faz 2 anos! Vocês vão gostar dele concerteza, confiram abaixo todas informações básicas dele:
RPG Maker VX é um software de criação de jogos, o que destaca ele dos demais softwares é a facilidade de criar um jogo com pouco conhecimento de programação, mas se você quer ir longe, não se preocupe, pois o RPG Maker VX tem muito a ser explorado. Vamos nos concentrar no básico agora.
A primeira coisa que você deve ter estranhado, é a instalação do RTP. Pra que ele serve? Simples, criar um jogo não é somente programar, envolve criação de músicas e gráficos. Para agilizar esse processo, a Enterbrain lança junto com o programa um pacote de gráficos e sons padrão para ser usado. Isso significa que o RPG Maker VX não vai funcionar se você não instalar seu devido RTP.
Após instalar o RPG Maker VX e o RTP, você vai perceber que um projeto de exemplo chamado “Os Quatro Cavaleiros” está disponível, esse projeto usa as mais básicas funções do jogo e contém algumas explicações delas. Após ler esse guia, vale a pena consultar o jogo de exemplo. No mundo de RPG Maker, auto aprendizado conta bastante. Se você quiser logo criar seu jogo, sem problemas, apenas abra o programa e clique em Novo Projeto (Ctrl + N).

Uma nova janela se abre, é hora de decidir o nome do seu jogo e o nome de sua respctiva pasta, e também onde essa pasta deve ficar. Não se preocupe em onde salvar o seu projeto, caso você quiera compartilhar com os amigos, eles poderão instalar seu jogo onde quiser.

Agora estamos com a mão na massa! O seu jogo está pronto para começar a ser feito, mais ainda existe muitas coisas a serem feitas, por sorte o RPG já faz boa parte para você. Primeiro vou introduzir você para a interface do programa.
No topo nós temos a Barra de Ferramentas, muitas coisas úteis estão lá. Ao lado esquerdo nós temos a Paleta de Tiles que compoem o cenário do seu jogo. Abaixo da paleta está a Árvore de Mapas, cada cidade, caverna, ou qualquer outro tipo de cenário é um Mapa. A Árvore de Mapas lista todos os mapas criados por você. No momento só temos um, que está sendo mostrado pelo grande azul na figura.
Esse azul na verdade é o tile de água, ele não é passável, isso significa que se você tentar jogar o seu jogo agora, seu personagem não vai conseguir andar (pode testar se você quiser). Dentro desse mapa, nós temos umEvento. Eventos são abordados em breve, até lá vamos nos concentrar no básico.

Barra de Ferramentas


A Barra de Ferramentas é o índice de tudo que você precisa para criar o seu jogo, os três primeiros ítens da barra de ferramentas são: “Criar Novo Projeto”, “Abrir um projeto salvo” e “Salvar Projeto”, que são auto explicativos.
“Cortar”, “Copiar”, “Colar” e “Deletar”, são comandos básicos do Windows, que aqui são aplicados somente em Eventos (por isso estão inativos), mas como eu disse, Eventos serão abordados em Breve.
Você já se perguntou o que define o que é passável e o que não é passável no jogo? É exatamente isso o que o comando “Propriedades” faz! Se você quiser que seu personagem ande por cima da água, sem problemas! É só mudar aqui, mas tome cuidado, você pode acabar deixando seu jogo sem sentido, então vamos pular essa ferramenta. Já que o RPG Maker já pré-configurou todos seus cenários para você.
A seguir, nós temos duas ferramentas muito importantes: “Edição de Mapas” e “Edição de Eventos”, basicamente, tudo no RPG Maker é divido em Mapas(Cenário) e Eventos (Que serão os personagens, e tudo que provoca uma ação no jogo de algum modo). Isso significa que você não pode alterar os mapas enquanto a opção “Edição de Eventos” estiver acionada!
As próximas 4 ferramentas: “Lápis”, “Quadrado”, “Círculo” e “Balde de Tinta” são exclusivas para edição de mapas, quando você começar a fazer seus próprios mapas, você vai ver como é fácil usar o RPG Maker. E essas ferramentas vão ser úteis para você.
Para que servem aqueles número fracionários (“1/1”, “1/2”, “1/4” e “1/8”)? Eles são o Zoom, e não alteram nada em seu jogo, apenas ajuda na visualização de seus mapas, já que alguns podem ser enormes.
Por último, nós temos a opção “Banco de Dados”, “Resource Manager”, “Editor de Scripts”, “Teste de Som” e é claro: “Testar Jogo”. O Banco de Dados será explicado daqui a pouco, o Resource Manager permite que você adicionegráficos a mais no seu jogo, você pode criá-los (se você for bom nisso) ou baixar da internet (nesse mesmo site). Em RPG Maker, tudo que é gráfico ou som é conhecido como Resource do seu jogo.
O Editor de Scripts é a função mais avançada disponível no RPG Maker, ali você tem acesso a toda programação do seu jogo e pode alterar livremente, embora bastante versátil, exige conhecimento de RGSS2, algo que não importa agora, então vamos deixar essa opção de lado. O Teste de Som é apenas a função caso você queira ouvir alguma música do seu jogo, aliás, a Trilha Sonora é um fator importante de qualquer jogo! E “Testar Jogo” é basicamente rodar o jogo do jeito que ele está. Não poderia ser mais fácil!

Banco de Dados

Abra o Banco de Dados (F9), se você estava se perguntando onde você definia os Heróis, Armas, Inimigos, etc.Do seu jogo, aqui está tudo isso. O Banco de Dados (DataBase) é tudo isso. Você não precisa criar tudo isso, o RPG Maker já criou para você, mas se você quer um jogo personalizado é sempre importante criar suas próprias coisas!

O Banco de Dados é grande, e não vai ser possível explicar ele inteiro aqui nesse guia, mas não se preocupe, sempre que pintar uma dúvida, clique com o botão direito e vá para a opção “O que é isso?”.
Em resumo, na parte superior nós temos várias ábas, cada uma delas separa as diferentes informações do seu jogo, e elas são:

Personagens: É onde você cria os “heróis” do jogo, o nome, a classe, e os parâmetros de cada personagem que vai entrar para o time pode ser definido aqui.
Classes: Todo personagem precisa de uma classe, a classe define as armas e armaduras que ele pode usar, e as habilidades que ele pode aprender, além de outras coisas.
Habilidades: Mágias ou Habilidades Físicas são feitas aqui, aqui você define o quanto de dano uma magia vai tirar e quanto MP vai custar.
Ítens: Poções, e ítens “chave” do jogo são feitos aqui.
Armas: Aqui você cria todas as armas do seu jogo, escolhe o dano de cada uma e suas propriedades.
Armaduras: Capacetes, Armaduras de Peito e acessórios são todos feitos aqui, o processo é o mesmo que para armas.
Inimigos: Nenhum RPG está pronto sem seus inimigos! Criar Inimigos é bem fácil, você pode até definir suas ações básicas na batalha, e se vão usar magias ou não.
Grupo de Inimigos: Criar inimigos não é o suficiente, você precisa definir se eles vão vir em grupos ou separados, e é aqui que você faz isso, além de outras coisas interessantes.
Status: O que acontece quando seu personagem fica “Envenenado”, ou “Cego”? É aqui que você define isso.
Animações: Fazer uma magia na ába de Magias ás vezes não é o suficiente, o mesmo vale para armas, se você quer criar sua própria animação, você pode fazê-lo aqui.
Eventos Comuns: Não abordamos Eventos ainda, mas o que separa Eventos Comuns dos Eventos normais é que eles podem ser ativados em qualquer lugar do jogo.
Sistema: Sons são configurados aqui, além de outras informações vitais do jogo.
Vocabulário: Você não gosta da expressão “HP”? Sem problemas, é só mudar aqui.
Esse é um resumo do Banco de Dados, embora o RPG Maker seja uma ferramenta bastante intuítiva, ainda é necessário que o usuário faça seu auto-aprendizado, não é nada difícil, é só brincar com as ferramentas que você acaba aprendendo.

Criando Mapas

Quando nós criamos nosso projeto lá atrás, havia apenas um mapa, que era apenas mar, aquele mapa não será útil para nós. Como podemos dar um fim nele?

Não poderia ser mais fácil, na Árvore de Mapas, clique com o botão direito em cima dele e escolha “Deletar”. Agora ficamos sem mapas! E o jogo não tem nada para rodar, é hora de criar nosso próprio mapa! Clique com o botão direito na pasta do seu jogo (Aqui está “Project 1) e escolha a opção “Criar Novo Mapa…”).

Você está criando seu primeiro mapa, e pode parecer difícil no começo, mas é muito fácil. Primeiro, dê um nome para o seu mapa, se você não nomear seus mapas, quando você tiver centenas deles você irá se perder! Então vamos nomear de “Vilarejo”. Seu tamanho será 20 de largura e 15 de Altura. Tileset “Sem loop”, e escolha uma música de fundo a seu gosto. Se você estivesse fazendo uma caverna cheia de monstros, você colocaria os monstros da caverna na lista de “Encontros”, mas não é o caso agora, então deixe em branco e dê OK.

Criamos nosso mapa, mas ele está coberto de quadrados azuis, esses quadrados significam que não há nada adicionado, mas não tem problema, é hora de usar a Paleta de Tiles e criar nosso Vilarejo. Não há o que explicar, é só selecionar o tile e clicar no mapa para o tile aparecer no mapa. Isso pode demorar no começo, mas depois tudo será intuítivo.

Crie seu mapa, não precisa ser igual o meu, mas faça uma casa e uma porta nessa casa. Depois de ter terminado seu mapa. É hora de dar vida a ele, hora de criar eventos!

EVENTOS

Você acabou de criar seus cenários, mas eles estão vazio e sem vida, não se preocupe, é hora de criar eventos! Para criar um evento, vá para o mapa onde você deseja colocá-lo e ative o “Editor de Eventos”, isso vai fazer com que o mapa se divida em quadrados. Uma das coisas que ainda não definimos, é a posição inicial do jogador, sem isso o jogo não vai começar. Então vamos fazer o jogo começar nesse vilarejo, escolha qualquer um dos quadrantes com grama e clique com o botão direito e escolha: “Posição Inicial” > “Personagem”. Pronto, agora nosso personagem vai começar o jogo ali. Mas ele está muito só, então vamos criar um NPC (ou coadjuvante para os menos habituados com RPG). Escolha outro quadrante vazio, e clique duas vezes em cima dele! Uma nova janela aparecerá:

Estamos criando agora nosso evento, como eu disse antes, eventos podem ser qualquer coisa que causam alguma ação no jogo, nesse caso vamos criar um NPC. Primeiro vamos escolher o gráfico do NPC, então clique duas vezes nos quadrados azuir e escolha um gráfico. Após escolher o gráfico do NPC, veja que a opção “Prioridade” automaticamente mudou mapa “Junto ao Herói”. Isso significa que o evento não está nem abaixo e nem acima do herói.
Abaixo de prioridade, está “Iniciar Quando”, isso define quando que o evento deve iniciar, deixe a opção “Pressionar Tecla”, já que será necessário pressionar a tecla de ação para falar com o NPC. Em “Comandos de Evento” é listado todas as ações a serem feitas pelo Evento. Vamos fazer uma mensagem, clique duas vezes no “<>”.

Uma nova janela de abre, e aqui tem todas ações possíveis a serem feitas pelo evento, quando juntas de uma forma lógica, é possivel fazer tudo com eventos, acredite! Vamos começar do simples, vamos exibir uma mensagem. Escolha”Mostrar Mensagem” escreva qualquer coisa. Você verá que a mensagem será listada nos comandos do evento, dê OK e teste o jogo!
Mas eventos não são apenas pessoas, lembra-se daquela porta que fizemos na casa? Ela não serve para nada, isso porque não definimos o que ela faz! É hora de criar uma porta, mas antes disso, para onde vai essa porta? Para dentro da casa lógicamente, mas ainda não criamos o interior da casa, por isso, 
crie um novo mapa e nomeie “Interior da Casa”, faça o mapa do jeito que quiser. Depois volte para o mapa do Vilarejo e, com o Editor de Eventos acionado, clique com o botão direito em cima da porta vazia e escolha “Criação Ráida” > “Porta”.

Não poderia ser mais fácil, apenas clique no “…” e escolha aonde o personagem será jogado. Teste o jogo, e veja que funciona! Mas o personagem fica preso dentro da casa! É porque não fizemos o caminho de volta, por isso, vá para o mapa do interior da casa, e clique com o botão direito em cima da porta de saída da casa e clique em “Criação Rápida” > “Teletransporte”.

Viu como é fácil? Agora os mapas estão ligados, e o personagem pode entrar e sair da casa livremente. Isso é o basico de Eventos, ainda há muito a aprender, mas isso depende de você, mas você não está sozinho nesse mundo, exite dezenas de tutoriais de eventos, de scripts e alguns ensinando a construir uma história sólida e de qualidade!